SparkDigiGirls

Sobre


O projeto Empower Girls Creativity Through Use of Digital Technologies (SparkDigiGirls) visa encorajar as raparigas a explorar as tecnologias digitais tais como a RA (Realidade Aumentada), a RV (Realidade Virtual), a IA(Inteligência Artificial) e a IdC (Internet das coisas) e a apresentar ideias novas e interessantes, utilizando os seus conhecimentos digitais recentemente adquiridos para contribuir para a indústria STEM (dominada por homens) com abordagens inovadoras, diferentes e criativas.  

O projeto de dois anos de duração está implementado na Lituânia, Grécia, Eslovénia e Portugal e é financiado pela parceria estratégica Erasmus+ no domínio da juventude.

Ao longo do projeto, o consórcio de parceiros terá como objetivo combater estereótipos e crenças sociais sobre género e tecnologia, reforçar as capacidades de literacia digital das raparigas, abrir novas oportunidades para a criatividade e encorajar as raparigas a prosseguir estudos de TI ou STEM. Será também criado um programa de formação online adaptado às necessidades das raparigas. Finalmente, o projeto realizará uma campanha de histórias de sucesso de mulheres na tecnologia e convidará raparigas e jovens trabalhadoras a participarem nas suas atividades.

Resultados


 

O projeto envolve dois grupos-alvo:   

·                     200 raparigas dos 15 aos 18 anos que desejam desenvolver a sua criatividade utilizando tecnologias digitais (incluindo raparigas com menos oportunidades como as que vivem em áreas remotas, raparigas migrantes, de famílias em risco).

·                   30 mulheres jovens a trabalhar em instituições formais e não formais de educação de jovens (escolas, ONGs de juventude, bibliotecas, centros de formação, etc.)

Resultados concretos do projeto:

IO1 - Uma dupla análise das formas como as novas tecnologias podem desenvolver a criatividade das raparigas.

O Relatório preparado apresenta os principais resultados de uma análise dupla: mesas redondas e estudos de caso. O Relatório centra-se especificamente nas tecnologias que podem ter impacto na criatividade das raparigas com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos e sugere formas de aumentar o seu interesse pela ciência e tecnologia informática. Além disso, define claramente os cenários de aprendizagem e apresenta uma forma de ajudar as raparigas a construir experiências de aprendizagem melhores e mais interessantes através da exploração das tecnologias digitais e da procura de soluções criativas para determinadas situações da vida real.

Link para o Relatório SparkDigiGirls Report.

Link para o resumo do relatório SparkDigiGirls.

IO2 - Um desenvolvimento curricular.

Como resultado desta atividade, espera-se que o currículo atraia mais atenção das raparigas dispostas a participar no curso online e sirva como documento de apoio sobre como poderiam navegar de forma autónoma através de materiais de formação online. Os temas do curso serão escolhidos com base em problemas/situações da vida real de interesse para as raparigas. Acredita-se também que as jovens trabalhadoras de organizações de educação formal e não formal poderiam utilizar o currículo para atrair raparigas para o curso online.  

Ligação ao currículo do programa Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia.

Link to the Methodological Guidelines of the programme Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia.

IO3 - Desenvolvimento de um curso online.

Durante o curso, será desenvolvido um conjunto de materiais de formação online. O programa de formação centra-se na aprendizagem inovadora e, portanto, difere dos cursos anteriores. Isto inclui: i) utilização de modelos práticos de aprendizagem experimental e tarefas da vida real para promover a criatividade e melhorar as competências digitais; ii) meios inovadores na escolha de aplicações inovadoras e interessantes e ferramentas digitais para jovens, especificamente para raparigas; iii) exploração de tecnologias de forma a permitir que as raparigas apresentem ideias e soluções novas e estimulantes para determinados problemas. O curso online consistirá sobretudo em tarefas práticas com o foco no domínio de conhecimentos e competências básicas em tecnologias inovadoras.

Ligação ao programa de formação em linha na Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia Moodle platform.

IO4 - Campanha digital de modelos femininos.

Os parceiros do projeto decidiram desenvolver uma Campanha sobre o Papel de Mulheres-Modelo em Carreiras STEM destinada a combater os estereótipos negativos em informática e tecnologia entre as raparigas. A campanha irá dirigir-se às raparigas participantes e depois às jovens trabalhadoras.

Foram criados 12 vídeos inspiradores. Os vídeos podem ser vistos no canal do youtube de SparkDigiGirls: https://www.youtube.com/@SparkDigiGirls1

Ligação para as opiniões de diferentes profissionais sobre o sector das TI. As citações podem ser encontradas aqui. 


IO5 - E-Guidebook: Capacitação dos animadores de juventude para actuarem como mentores na busca da criatividade das raparigas através da utilização de aplicações digitais.

O guia fornecerá informação sobre como ativar e apoiar as jovens trabalhadoras como mentoras da fomentação da criatividade das raparigas através da utilização de aplicações digitais. As diretrizes incluirão melhores práticas, conjuntos de ferramentas e outras informações úteis para trabalhadores de jovens de instituições educativas formais e não formais como escolas, ONGs de juventude, bibliotecas públicas, centros comunitários, várias entidades de formação e outras partes interessadas.

Ligação para o E-Guidebook.


Access to online programme


Unleash your creativITy with technology


Moodle


Noticias


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Parceiros


O Instituto de Informática e Imprensa "Diophantus" (CTI) na Grécia foi criado em 1985 como uma Organização de Investigação sem fins lucrativos, diretamente tutelada pelo Ministério da Educação e com fortes ligações ao meio académico. É uma organização de investigação e tecnologia centrada na investigação e desenvolvimento em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O CTI proporciona um ambiente integrado que apoia a investigação básica e aplicada, bem como a conceção e desenvolvimento de sistemas, produtos e soluções. Atualmente emprega cerca de 200 cientistas, investigadores, engenheiros e pessoal administrativo.
http://www.ecdl.lt
O Instituto de Informática e Imprensa "Diophantus" (CTI) na Grécia foi criado em 1985 como uma Organização de Investigação sem fins lucrativos, diretamente tutelada pelo Ministério da Educação e com fortes ligações ao meio académico. É uma organização de investigação e tecnologia centrada na investigação e desenvolvimento em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O CTI proporciona um ambiente integrado que apoia a investigação básica e aplicada, bem como a conceção e desenvolvimento de sistemas, produtos e soluções. Atualmente emprega cerca de 200 cientistas, investigadores, engenheiros e pessoal administrativo.


http://www.ipt.pt


A Simbioza Genesis, empresa social, foi fundada em maio de 2014 na sequência do crescimento orgânico de um projeto de 2011 'Simbioz@ e-literate Slovenia'. As principais atividades baseiam-se na capacitação de pessoas com literacia digital através da cooperação intergeracional. A organização combina a energia de jovens voluntários com as experiências de seniores para preparar ambos os grupos-alvo para um futuro digital. As atividades incluem workshops e ações de formação de jovens a nível nacional, proporcionando oportunidades únicas de aprendizagem mútua.
http://www.simbioza.eu
A Simbioza Genesis, empresa social, foi fundada em maio de 2014 na sequência do crescimento orgânico de um projeto de 2011 'Simbioz@ e-literate Slovenia'. As principais atividades baseiam-se na capacitação de pessoas com literacia digital através da cooperação intergeracional. A organização combina a energia de jovens voluntários com as experiências de seniores para preparar ambos os grupos-alvo para um futuro digital. As atividades incluem workshops e ações de formação de jovens a nível nacional, proporcionando oportunidades únicas de aprendizagem mútua.


A "Viesieji interneto prieigos taskai" (Pontos de acesso à Internet em zonas rurais) está a funcionar na Lituânia desde 2006. É uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada por profissionais que trabalham no campo das TIC, adultos/educação de jovens há mais de 17 anos. O objetivo da Associação é contribuir para a capacitação dos indivíduos e instituições locais como elementos-chave de uma sociedade moderna e dinâmica através da promoção de novas tecnologias de informação e comunicação (mais adiante - ICT), expansão do acesso aos recursos da Internet e melhoria da qualidade da educação.
https://vipt.lt
A "Viesieji interneto prieigos taskai" (Pontos de acesso à Internet em zonas rurais) está a funcionar na Lituânia desde 2006. É uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada por profissionais que trabalham no campo das TIC, adultos/educação de jovens há mais de 17 anos. O objetivo da Associação é contribuir para a capacitação dos indivíduos e instituições locais como elementos-chave de uma sociedade moderna e dinâmica através da promoção de novas tecnologias de informação e comunicação (mais adiante - ICT), expansão do acesso aos recursos da Internet e melhoria da qualidade da educação.


Hellenic Open University (HOU) is the only Greek State University that offers formal and non-formal lifelong distance education. HOU participates in this project through the DAISSy Research Group of the School of Science and Technology. The group realizes society-centred educational and technological research, develops online learning platforms and digital and citizenship skills, promotes inclusion and multiculturalism, and adopts standards. For more information, contact us at info@daissy.eap.gr and visit us at www.eap.gr and daissy.eap.gr.
https://www.eap.gr/
Hellenic Open University (HOU) is the only Greek State University that offers formal and non-formal lifelong distance education. HOU participates in this project through the DAISSy Research Group of the School of Science and Technology. The group realizes society-centred educational and technological research, develops online learning platforms and digital and citizenship skills, promotes inclusion and multiculturalism, and adopts standards. For more information, contact us at info@daissy.eap.gr and visit us at www.eap.gr and daissy.eap.gr.

This project has been funded with support from the European Commission. This website reflects the views only of the author, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.Agreement number: Project No. 2020-1-LT02-KA227-YOU-007294

Multiplier events realizados nos 4 países parceiros

O final de junho e o início de julho foram dedicados a Multiplier events realizados nos 4 países parceiros: Lituânia, Eslovénia, Grécia e Portugal. O principal objetivo destes eventos foi partilhar os resultados do projeto internacional SparkDigiGirls e apresentar o novo programa criado: Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia.

Os diferentes eventos foram um grande sucesso, com a presença de mais de 100 participantes. Entre os participantes encontravam-se professores, funcionários de escolas, representantes de várias organizações de TI, jovens trabalhadores e raparigas. Os parceiros de Portugal tiveram um dia inteiro de atividades, em que a primeira parte do dia foi dedicada às tecnologias apresentadas: RA, robótica, etc. Depois, seguiu-se duas mesas-redondas. Os lituanos, eslovenos e gregos também fizeram uma apresentação dedicada ao projeto SparkDigiGirls e a outras iniciativas semelhantes para raparigas, a fim de incentivar o seu interesse pelas tecnologias e escolher o seu caminho em STEM depois de concluírem o ensino secundário. Todos os países tiveram debates frutuosos que continuaram após o evento.

O programa Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia está disponível para raparigas, mentores, profissionais que atuem com jovens e qualquer pessoa interessada. Pode ser consultado em: https://moodle.digigirls.eu/

Multiplier events realizados nos 4 países parceiros


Formação "Spark IT up!" na Eslovénia

De 24 a 28 de abril deste ano, 16 raparigas e 8 mentores da Lituânia, Eslovénia, Portugal e Grécia participaram nos cinco dias de formação "Spark IT up! em Ljubljana, na Eslovénia. Esta atividade internacional de formação e aprendizagem é uma das últimas atividades planeadas do projeto SparkDigiGirls (www.digigirls.eu).

 

O principal objetivo desta atividade de aprendizagem era capacitar as raparigas e os mentores para se tornarem embaixadores do recém-desenvolvido programa de ensino à distância Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia nas suas comunidades. Bem como, suscitar o interessasse pelo mundo da tecnologia ao maior número possível de raparigas.

 

Os cinco dias de formação passaram num instante. Era da maior importância para os organizadores criar um ambiente amigável e aberto para todos os membros do grupo desde o primeiro minuto da formação. Por isso, o primeiro dia da formação foi dedicado a conhecer os participantes e a criar um espaço seguro para a aprendizagem. Utilizando diferentes métodos de trabalho com jovens, as raparigas e os técnicos de juventude apresentaram-se e conheceram-se. O segundo dia da formação incluiu uma apresentação de diferentes tecnologias digitais, como a inteligência artificial, a impressão 3D, a realidade aumentada e outras tecnologias. Os participantes também visitaram o Instituto Jožef Stefan, um dos institutos de investigação mais conceituados da Eslovénia. Aí, ouviram uma palestra sobre inteligência artificial e a forma como esta está a mudar o nosso mundo e foram convidados a fazer experiências de química. No terceiro e quarto dias da formação, os participantes, divididos em diferentes equipas, concentraram-se em tarefas criativas. O objetivo das tarefas era apresentar soluções criativas para os temas e as tecnologias propostas por cada um dos países parceiros. As raparigas apresentaram soluções fantásticas. Por exemplo, criaram um protótipo moderno de um sapato grego antigo utilizando aplicações de inteligência artificial, também associaram um texto com imagem utilizando uma aplicação de realidade aumentada. Utilizando o ambiente de programação Scratch, criaram uma receita interativa para o prato lituano "Šaltibarščiai". Durante a formação, as raparigas foram também convidadas a aprender sobre os microcomputadores Arduino, como funcionam e para que podem ser utilizados. Esta atividade foi apresentada pelos representantes da academia "Girls do code" da Eslovénia. O último dia da formação foi dedicado à criação de conteúdos digitais, à avaliação da formação, à entrega de certificados aos participantes e a uma festa de despedida.

 

No final das atividades de formação, as raparigas e os mentores foram convidados a preencher um formulário de avaliação da formação. As avaliações revelam que a formação foi realizada com êxito. Nas suas avaliações, os participantes sublinharam a utilidade da tecnologia para encontrar soluções em situações da vida real. "Através deste projeto, apercebi-me de que o mundo das TI é muito diversificado. Aprendi muitas coisas novas: realidade aumentada, modelação e impressão 3D, gráficos, edição de vídeo e até programação. E o que mais me surpreendeu foi o facto de nem tudo ser tão complicado como parecia. Só é preciso não ter medo, tentar e tudo se resolve. Foi divertido! (Lituânia).

 

Os participantes também estabeleceram contactos significativos e viveram grandes momentos durante a formação, tendo conhecido os seus pares de diferentes países europeus. "Foi tão emocionante quando soubemos que a nossa equipa tinha ganho o concurso e que iria para a Eslovénia! Foi a minha primeira viagem ao estrangeiro e diverti-me imenso a interagir e a colaborar com raparigas de Portugal, da Grécia e da Eslovénia." (Lituânia). "O projeto SparkDigiGirls ficará na minha memória e no meu coração. Deu-me muitos conhecimentos úteis, ajudou-me a melhorar as minhas capacidades de trabalho em equipa e apresentou-me a outras culturas. Estou muito grata pela oportunidade de aprender e descobrir tantas coisas úteis" (Grécia).

Formação

Como podemos aumentar o interesse das raparigas pelo mundo da tecnologia ainda na escola?

Como podemos aumentar o interesse das raparigas pelo mundo da tecnologia ainda na escola?

O Ano Europeu das Competências começou oficialmente em 9 de maio de 2023. Para contribuir para o desenvolvimento de competências, a equipa da Plataforma de Competências e Empregos Digitais, em conjunto com a Comissão Europeia (CE), organizou um concurso e selecionou o projeto Empower Girls' Creativity Through Use of Digital Technologies (SparkDigiGirls, www.digigirls.eu) como finalista dos Prémios Europeus de Competências Digitais 2023 na categoria Juventude no mundo digital. Esta é uma das cinco categorias anunciadas, com um total de 330 candidaturas para este concurso.

"O nosso projeto é único porque combina três elementos diferentes: tecnologia, criatividade e raparigas. Estamos muito orgulhosos com a avaliação da CE. Somos o único da Lituânia a chegar à final", afirma Laura Grinevičiūtė, diretora da Associação Rural Internet Access Points.

Este prémio confirma a relevância do tema do projeto escolhido - a sub-representação das raparigas nas Tecnologias da Informação (TI). De acordo com os dados do Eurostat de 2021, as mulheres representam apenas 19 % de todos os estudantes de TI na UE. Na Lituânia, a proporção de mulheres que estudam TI é de cerca de 23%, na Grécia de 21%, em Portugal de 20% e na Eslovénia de 17%.

 

Principais razões que influenciam o fraco interesse das raparigas pelas tecnologias

A investigação demonstrou que, no ensino primário, rapazes e raparigas têm quase a mesma probabilidade de querer trabalhar em áreas relacionadas com as tecnologias. No entanto, as atitudes e opiniões das raparigas mudam mais tarde na vida e é mais provável que escolham carreiras nas ciências sociais, humanas e medicina do que em TI, engenharia ou matemática.

Há muitas razões para a falta de interesse pelas TI. As crenças negativas e os estereótipos sobre a tecnologia, como "a informática é um trabalho de homem", "a informática é só codificação", influenciam as escolhas das raparigas.

A falta de exemplos de mulheres bem-sucedidas nas TI também contribui para o pouco interesse das raparigas por estas. Além disso, as raparigas não compreendem as oportunidades oferecidas pelo sector das TI e, por conseguinte, não as aproveitam. "As raparigas pensam que as pessoas que trabalham em TI se sentam à frente de um ecrã de computador de manhã até tarde da noite e codificam. Mas isso é um mito. Há muitos empregos diferentes e criativos no sector das TI, como designer gráfico, analista de dados, engenheiro, gestor de projetos de TI, etc.", afirma Renata Danielienė, professora na Faculdade de Kaunas da Universidade de Vilnius.

 

A tecnologia pode ajudar a libertar a criatividade

Em resposta à necessidade de aumentar o interesse das raparigas pelo mundo das TI, parceiros da Lituânia, Portugal, Eslovénia e Grécia lançaram um projeto internacional de dois anos financiado pelo Programa de Parceria Estratégica Erasmus+ para a Juventude.

O projeto visa envolver as raparigas com 14 ou mais anos nas tecnologias mais recentes (como a inteligência artificial, a realidade aumentada, a Internet das coisas e a programação), integrando uma abordagem criativa e demonstrando como a tecnologia pode ser utilizada nas atividades quotidianas.

 

Programa Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia

O projeto desenvolveu o programa de aprendizagem online: Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia. O objetivo do programa é envolver raparigas com idades entre os 14 e os 18 anos num modelo de aprendizagem prático e experimental para resolver várias situações e problemas do quotidiano através da utilização prática de tecnologias modernas como a inteligência artificial, a realidade aumentada, a programação, a cadeia de blocos e a computação em nuvem.

"Atualmente, estamos a assistir a uma evolução das linguagens de programação complexas para sistemas intuitivos que não requerem conhecimentos profundos e prévios. Foi este o modelo que escolhemos para este projeto. Ferramentas online, apps e aplicações móveis ajudam a aumentar a motivação das raparigas para aprender, a criatividade, o interesse pela tecnologia e a compreensão dos seus benefícios práticos", afirma Renata Danieliene.

Entre janeiro e março deste ano, 279 raparigas da Lituânia, Portugal, Eslovénia e Grécia participaram na formação piloto da aplicação. O programa de ensino à distância consiste em 16 percursos de aprendizagem distintos, designados por desafios. Cada desafio abrange um tópico ou área específica de interesse para raparigas com 14 anos ou mais. Por exemplo, moda, design, ambiente, culinária, arte, etc. Cada desafio tem duas componentes principais interligadas: tecnologia (inteligência artificial, realidade aumentada, Internet das coisas, codificação, modelação e impressão 3D, computação em nuvem, cadeia de blocos) e situações/problemas da vida real que as raparigas enfrentam no seu quotidiano. Por exemplo, como fazer um presente de aniversário em 3D, como desenhar roupas utilizando programação, como aprender sobre a pegada de carbono, como criar um sítio Web de culinária, como criar o seu próprio NFT e muitos outros desafios interessantes.

Cada desafio é implementado com passos específicos. As raparigas são apresentadas a quase 30 ferramentas online e aplicações móveis diferentes. Seguindo os passos e as tarefas interativas, elas saberão exatamente por onde começar e como completar o desafio. O programa está disponível gratuitamente para todos os utilizadores registados através da plataforma Moodle em cinco línguas.

 

O que é necessário para mudar a atitude das raparigas?

Para além do programa de aprendizagem online, os parceiros do projeto organizaram várias atividades interessantes. "Durante o projeto, foi muito importante para nós mostrar às raparigas que há mulheres a trabalhar em TI. Fizemos vídeos, organizámos diferentes debates nas escolas, organizámos eventos online, atividades de aprendizagem internacionais, gerimos uma conta no Instagram para que as raparigas pudessem conhecer as mulheres, as suas histórias, trabalhos interessantes, especialidades em TI, etc." - afirma Laura Grinevičiūtė, diretora da Associação Rural Internet Access Points.

Esperamos que os resultados do projeto ajudem a quebrar preconceitos e estereótipos e a aumentar o interesse das raparigas pelo mundo da tecnologia.

Como podemos aumentar o interesse das raparigas pelo mundo da tecnologia ainda na escola?