Multiplier events realizados nos 4 países parceiros
O final de junho e o início de julho foram dedicados a Multiplier events realizados nos 4 países parceiros: Lituânia, Eslovénia, Grécia e Portugal. O principal objetivo destes eventos foi partilhar os resultados do projeto internacional SparkDigiGirls e apresentar o novo programa criado: Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia.
Os diferentes eventos foram um grande sucesso, com a presença de mais de 100 participantes. Entre os participantes encontravam-se professores, funcionários de escolas, representantes de várias organizações de TI, jovens trabalhadores e raparigas. Os parceiros de Portugal tiveram um dia inteiro de atividades, em que a primeira parte do dia foi dedicada às tecnologias apresentadas: RA, robótica, etc. Depois, seguiu-se duas mesas-redondas. Os lituanos, eslovenos e gregos também fizeram uma apresentação dedicada ao projeto SparkDigiGirls e a outras iniciativas semelhantes para raparigas, a fim de incentivar o seu interesse pelas tecnologias e escolher o seu caminho em STEM depois de concluírem o ensino secundário. Todos os países tiveram debates frutuosos que continuaram após o evento.
O programa Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia está disponível para raparigas, mentores, profissionais que atuem com jovens e qualquer pessoa interessada. Pode ser consultado em: https://moodle.digigirls.eu/
Formação "Spark IT up!" na Eslovénia
De 24 a 28 de abril deste ano, 16 raparigas e 8 mentores da Lituânia,
Eslovénia, Portugal e Grécia participaram nos cinco dias de formação
"Spark IT up! em Ljubljana, na Eslovénia. Esta atividade internacional de
formação e aprendizagem é uma das últimas atividades planeadas do projeto
SparkDigiGirls (www.digigirls.eu).
O principal objetivo desta atividade de aprendizagem era capacitar as
raparigas e os mentores para se tornarem embaixadores do recém-desenvolvido
programa de ensino à distância Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia nas
suas comunidades. Bem como, suscitar o interessasse pelo mundo da tecnologia ao
maior número possível de raparigas.
Os cinco dias de formação passaram num instante. Era da maior importância
para os organizadores criar um ambiente amigável e aberto para todos os membros
do grupo desde o primeiro minuto da formação. Por isso, o primeiro dia da
formação foi dedicado a conhecer os participantes e a criar um espaço seguro
para a aprendizagem. Utilizando diferentes métodos de trabalho com jovens, as
raparigas e os técnicos de juventude apresentaram-se e conheceram-se. O segundo
dia da formação incluiu uma apresentação de diferentes tecnologias digitais,
como a inteligência artificial, a impressão 3D, a realidade aumentada e outras
tecnologias. Os participantes também visitaram o Instituto Jožef Stefan, um dos
institutos de investigação mais conceituados da Eslovénia. Aí, ouviram uma
palestra sobre inteligência artificial e a forma como esta está a mudar o nosso
mundo e foram convidados a fazer experiências de química. No terceiro e quarto
dias da formação, os participantes, divididos em diferentes equipas,
concentraram-se em tarefas criativas. O objetivo das tarefas era apresentar
soluções criativas para os temas e as tecnologias propostas por cada um dos
países parceiros. As raparigas apresentaram soluções fantásticas. Por exemplo,
criaram um protótipo moderno de um sapato grego antigo utilizando aplicações de
inteligência artificial, também associaram um texto com imagem utilizando uma
aplicação de realidade aumentada. Utilizando o ambiente de programação Scratch,
criaram uma receita interativa para o prato lituano "Šaltibarščiai".
Durante a formação, as raparigas foram também convidadas a aprender sobre os microcomputadores
Arduino, como funcionam e para que podem ser utilizados. Esta atividade foi
apresentada pelos representantes da academia "Girls do code" da
Eslovénia. O último dia da formação foi dedicado à criação de conteúdos
digitais, à avaliação da formação, à entrega de certificados aos participantes
e a uma festa de despedida.
No final das atividades de formação, as raparigas e os mentores foram
convidados a preencher um formulário de avaliação da formação. As avaliações
revelam que a formação foi realizada com êxito. Nas suas avaliações, os
participantes sublinharam a utilidade da tecnologia para encontrar soluções em
situações da vida real. "Através deste projeto, apercebi-me de que o mundo
das TI é muito diversificado. Aprendi muitas coisas novas: realidade aumentada,
modelação e impressão 3D, gráficos, edição de vídeo e até programação. E o que
mais me surpreendeu foi o facto de nem tudo ser tão complicado como parecia. Só
é preciso não ter medo, tentar e tudo se resolve. Foi divertido!
(Lituânia).
Os participantes também estabeleceram contactos significativos e viveram
grandes momentos durante a formação, tendo conhecido os seus pares de
diferentes países europeus. "Foi tão emocionante quando soubemos que a
nossa equipa tinha ganho o concurso e que iria para a Eslovénia! Foi a minha
primeira viagem ao estrangeiro e diverti-me imenso a interagir e a colaborar
com raparigas de Portugal, da Grécia e da Eslovénia." (Lituânia). "O
projeto SparkDigiGirls ficará na minha memória e no meu coração. Deu-me muitos
conhecimentos úteis, ajudou-me a melhorar as minhas capacidades de trabalho em
equipa e apresentou-me a outras culturas. Estou muito grata pela oportunidade
de aprender e descobrir tantas coisas úteis" (Grécia).
Como podemos aumentar o interesse das raparigas pelo mundo da tecnologia ainda na escola?
Como podemos aumentar o interesse das
raparigas pelo mundo da tecnologia ainda na escola?
O Ano Europeu das Competências começou
oficialmente em 9 de maio de 2023. Para contribuir para o desenvolvimento de
competências, a equipa da Plataforma de Competências e Empregos Digitais, em
conjunto com a Comissão Europeia (CE), organizou um concurso e selecionou o
projeto Empower Girls' Creativity Through Use of Digital Technologies
(SparkDigiGirls, www.digigirls.eu) como finalista dos Prémios Europeus de
Competências Digitais 2023 na categoria Juventude no mundo digital. Esta é uma
das cinco categorias anunciadas, com um total de 330 candidaturas para este
concurso.
"O nosso projeto é único porque combina três
elementos diferentes: tecnologia, criatividade e raparigas. Estamos muito
orgulhosos com a avaliação da CE. Somos o único da Lituânia a chegar à
final", afirma Laura Grinevičiūtė, diretora da Associação Rural Internet
Access Points.
Este prémio confirma a relevância do tema do
projeto escolhido - a sub-representação das raparigas nas Tecnologias da
Informação (TI). De acordo com os dados do Eurostat de 2021, as mulheres
representam apenas 19 % de todos os estudantes de TI na UE. Na Lituânia, a
proporção de mulheres que estudam TI é de cerca de 23%, na Grécia de 21%, em
Portugal de 20% e na Eslovénia de 17%.
Principais razões que influenciam o fraco
interesse das raparigas pelas tecnologias
A investigação demonstrou que, no ensino primário,
rapazes e raparigas têm quase a mesma probabilidade de querer trabalhar em
áreas relacionadas com as tecnologias. No entanto, as atitudes e opiniões das
raparigas mudam mais tarde na vida e é mais provável que escolham carreiras nas
ciências sociais, humanas e medicina do que em TI, engenharia ou matemática.
Há muitas razões para a falta de interesse pelas
TI. As crenças negativas e os estereótipos sobre a tecnologia, como "a
informática é um trabalho de homem", "a informática é só
codificação", influenciam as escolhas das raparigas.
A falta de exemplos de mulheres bem-sucedidas nas
TI também contribui para o pouco interesse das raparigas por estas. Além disso,
as raparigas não compreendem as oportunidades oferecidas pelo sector das TI e,
por conseguinte, não as aproveitam. "As raparigas pensam que as pessoas
que trabalham em TI se sentam à frente de um ecrã de computador de manhã até
tarde da noite e codificam. Mas isso é um mito. Há muitos empregos diferentes e
criativos no sector das TI, como designer gráfico, analista de dados,
engenheiro, gestor de projetos de TI, etc.", afirma Renata Danielienė,
professora na Faculdade de Kaunas da Universidade de Vilnius.
A tecnologia pode ajudar a libertar a
criatividade
Em resposta à necessidade de aumentar o interesse
das raparigas pelo mundo das TI, parceiros da Lituânia, Portugal, Eslovénia e
Grécia lançaram um projeto internacional de dois anos financiado pelo Programa
de Parceria Estratégica Erasmus+ para a Juventude.
O projeto visa envolver as raparigas com 14 ou
mais anos nas tecnologias mais recentes (como a inteligência artificial, a
realidade aumentada, a Internet das coisas e a programação), integrando uma
abordagem criativa e demonstrando como a tecnologia pode ser utilizada nas
atividades quotidianas.
Programa Liberta a tua CriaTIvidade com a
Tecnologia
O projeto desenvolveu o programa de aprendizagem online:
Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia. O objetivo do programa é envolver
raparigas com idades entre os 14 e os 18 anos num modelo de aprendizagem
prático e experimental para resolver várias situações e problemas do quotidiano
através da utilização prática de tecnologias modernas como a inteligência
artificial, a realidade aumentada, a programação, a cadeia de blocos e a
computação em nuvem.
"Atualmente, estamos a assistir a uma
evolução das linguagens de programação complexas para sistemas intuitivos que
não requerem conhecimentos profundos e prévios. Foi este o modelo que
escolhemos para este projeto. Ferramentas online, apps e aplicações móveis
ajudam a aumentar a motivação das raparigas para aprender, a criatividade, o
interesse pela tecnologia e a compreensão dos seus benefícios práticos",
afirma Renata Danieliene.
Entre janeiro e março deste ano, 279 raparigas da
Lituânia, Portugal, Eslovénia e Grécia participaram na formação piloto da
aplicação. O programa de ensino à distância consiste em 16 percursos de
aprendizagem distintos, designados por desafios. Cada desafio abrange um tópico
ou área específica de interesse para raparigas com 14 anos ou mais. Por
exemplo, moda, design, ambiente, culinária, arte, etc. Cada desafio tem duas
componentes principais interligadas: tecnologia (inteligência artificial,
realidade aumentada, Internet das coisas, codificação, modelação e impressão
3D, computação em nuvem, cadeia de blocos) e situações/problemas da vida real
que as raparigas enfrentam no seu quotidiano. Por exemplo, como fazer um presente
de aniversário em 3D, como desenhar roupas utilizando programação, como
aprender sobre a pegada de carbono, como criar um sítio Web de culinária, como
criar o seu próprio NFT e muitos outros desafios interessantes.
Cada desafio é implementado com passos
específicos. As raparigas são apresentadas a quase 30 ferramentas online e
aplicações móveis diferentes. Seguindo os passos e as tarefas interativas, elas
saberão exatamente por onde começar e como completar o desafio. O programa está
disponível gratuitamente para todos os utilizadores registados através da
plataforma Moodle em cinco línguas.
O que é necessário para mudar a atitude
das raparigas?
Para além do programa de aprendizagem online, os
parceiros do projeto organizaram várias atividades interessantes. "Durante
o projeto, foi muito importante para nós mostrar às raparigas que há mulheres a
trabalhar em TI. Fizemos vídeos, organizámos diferentes debates nas escolas,
organizámos eventos online, atividades de aprendizagem internacionais, gerimos
uma conta no Instagram para que as raparigas pudessem conhecer as mulheres, as
suas histórias, trabalhos interessantes, especialidades em TI, etc." -
afirma Laura Grinevičiūtė, diretora da Associação Rural Internet Access Points.
Esperamos que os resultados do projeto ajudem a
quebrar preconceitos e estereótipos e a aumentar o interesse das raparigas pelo
mundo da tecnologia.